Região Metropolitana de São Luís do Maranhão

Portal Comercial e Notícias

Dom, 01 de Julho de 2012
Colégio Ágape, Ensino de Qualidade

Uma boa opção educacional na Cidade Operária

capaagape

A escola se consolidou e adquiriu o respeito da comunidade deste bairro, que a mais de duas décadas acredita no trabalho desenvolvido pela professora Antonia Duarte e equipe. O Ágape  tem em sua filosofia educacional o ensinamento dinâmico de qualidade e formação cristã.

 

Entrevista: Antônia Duarte da Silva

Diretora Geral do Educandário Ágape


Em 1990 a professora Antônia Duarte da Silva e família mudaram-se de Goiânia (GO) para São Luis (MA). Em maio desse mesmo ano, ao ouvir pela televisão que o conjunto Jardim América estava sendo construído, ela e seu marido, José Ângelo da Silva, tiveram vontade de conhecê-lo. Ao chegar ao canteiro de obras, sentiram interesse em desenvolver uma ação social que contribuísse para a melhoria da qualidade de vida dessa área habitacional. Assim, foram à Caixa Econômica Federal para firmar um compromisso de promitente comprador.
Em 25 de fevereiro de 1991, iniciou-se o primeiro ano letivo do Educandário Ágape com 5 alunos na Educação Infantil, com autorização prévia da Secretaria Estadual de Educação para funcionar até a 4ª série. Em dezembro do mesmo ano, houve a formatura do aluno Johnatan Teixeira. Durante esse ano freqüentaram em média, 13 alunos. Somente em 1994, a escola foi autorizada a funcionar até a 8ª série. Em 1998, os níveis de Ensino Infantil e Fundamental foram reconhecidos.
Em 2001, a comunidade escolar interessou-se pelo funcionamento do Ensino Médio. A partir desta data, iniciou-se o processo de solicitação de autorização, encaminhado em janeiro de 2002 e efetivado em março de 2003 com a Resolução nº 056/03. Desde sua criação, o Educandário Ágape tem aumentado o número de seus alunos anualmente e no final de 2011 finalizamos o ano com um total de 894 alunos.
De acordo com a formação evangélica da proprietária Antônia Duarte da Silva, a escola recebeu o nome de Educandário devido ao seu propósito educativo, Ágape por significar “amor de Deus” e registrou a logomarca do peixinho que tem como significado o Cristianismo Dinâmico. Neste sentido, a escola foi construída, fundamentada na Filosofia Cristã Evangélica, para educar com dinamismo a fim de atender às necessidades educativas de forma moderna e contextualizada.
Dona Antonia Duarte da Silva, 70 anos, viúva, mãe de 05 filhos, natural de Carolina do Maranhão, fala a nossa reportagem ainda sobre os segredos do ensino educacional, a história empreendedora de sucesso, qualidade de ensino, confiança, projetos relevantes, o diferencial da escola, novas tecnologias e conquistas. A escola está localizada na Rua – 12 , Qda. – 10, N° 21, Jardim América, São Luís – Maranhão. Telefone: ( 98 ) 3247 – 6754 / Site: www.educandarioagape.com.br


Portal Guia dos Bairros - Sabemos que empreender em educação não é fácil, tem que ter vocação, amor pelo que faz, determinação e dedicação. A responsabilidade é muito grande, afinal é a formação intelectual e profissional de um cidadão está em jogo. Qual é o segredo?
Antonia Duarte - O segredo é ter na mente e no coração que educar é dar chance ao educando para que ele possa aprender a ser através de diversas situações, de transformar, participar, criar e interagir com o seu meio ambiente. É propiciar cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas. O segredo é ter vocação, querer fazer e saber fazer.

Portal Guia dos Bairros - Como fazer para se consolidar e obter sucesso no seu empreendimento?
Antonia Duarte - Focar no aluno, proporcionando ao seu constante desenvolvimento, bases e estruturas capazes de favorecer a disciplina e a cidadania por parte dos envolvidos no processo ensino- aprendizagem. É atender aos 4 pilares da educação: Aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser.

Portal Guia dos Bairros - Faça uma explanação sobre: estrutura física da escola, corpo docente, atividades pedagógicas, profissionais envolvidos, enfim a qualidade de ensino da escola?
Antonia Duarte - Buscamos melhorar cada vez mais a estrutura física da escola para atender aos alunos da creche, do ensino infantil, fundamental e médio. Temos 2 parques para as crianças do infantil, quadra coberta, uma biblioteca com mais de 5000 volumes e uma área de vivência ampla, alegre e colorida. O corpo docente é formado por professores selecionados com habilidades e capacidade de desenvolver atividades pedagógicas variadas. Atividades essas, realizadas constantemente dentro e fora da sala de aula com o objetivo de promover a aprendizagem e exercício pleno dos valores éticos e sociais. Acreditamos que a nossa equipe de funcionários (em geral) é consciente da sua importância no desenvolvimento dos alunos, sendo cuidadosa e atenciosa às necessidades diárias dos envolvidos, o que qualifica o ensino na escola.

Portal Guia dos Bairros - Por que os pais devem confiar seus filhos ao ensino Ágape?
Antonia Duarte - Porque temos compromisso com a aprendizagem de cada aluno em todas as suas dimensões, exercendo com competência sua função social. O material pedagógico adotado para cada série é bom, prático e objetivo. O ensino tem seqüência e é moderno. Fazemos acompanhamento individual quanto à aprendizagem e disciplina, buscando a proximidade e interação com todos que fazem parte da comunidade escolar.

Portal Guia dos Bairros - Qual o diferencial da sua escola?
Antonia Duarte - Em um mundo de muitas vozes e falas, nos dispomos com responsabilidade a ouvir e valorizar as experiências de cada um que compõe o Educandário Ágape. Nossa preocupação se estende para além de nossos muros, buscamos manter uma boa relação não apenas com os alunos, mas também com os funcionários, com as famílias envolvidas e a comunidade em que compartilhamos o espaço, sonhos e desafios. Defendemos uma saudável relação inter-pessoal com os nossos públicos e para isso mantemos uma comunicação pessoal, aberta e de transparência. Somos uma escola que está sempre promovendo encontros, atividades pedagógicas e sociais tanto em momentos específicos como quando necessário.
Nossa escola luta pela disciplina durante as aulas e nos demais momentos em que o aluno se faz presente. Por fim, nossa principal preocupação é ajudar os alunos com dificuldades de aprendizagem.

Portal Guia dos Bairros - Fale sobre a educação e novas tecnologias.
Antonia Duarte - Formar jovens que estejam aptos a lidar com as novas exigências desta sociedade em que vivemos é um objetivo que só será alcançado com uma transformação na maneira como vemos o educando, a escola e o ensino. É essencial pensarmos em meios de desenvolver nas crianças a capacidade de avaliar, tomar decisões, ter boa comunicação e a capacidade de resolver problemas, habilidades essas que irão garantir um futuro mais tranqüilo para essa geração. Nesse sentido, o uso de novas tecnologias são imprescindíveis para engajar os alunos no século em que vivemos e no século vindouro. Assim como a televisão, um meio importante de visualizar alguns conteúdos através de filmes e programas informativos, a internet possibilita uma contínua comunicação entre a escola, o aluno e sua família. Atividades, fotografias, filmagens, boletins, pesquisas e informações são alguns das muitas formas de utilização da tecnologia em prol da educação. Precisamos investir mais nessas questões e o Educandário Ágape está atento na busca de maior conhecimento e investimento nesta área.

Portal Guia dos Bairros - Qual a importância dessas novas tecnologias para o aprendizado do aluno?
Antonia Duarte - Sabemos que o aluno não aprende somente na sala de aula, mas também fora dela. A velocidade que a tecnologia trás o conhecimento faz toda a diferença, a cada dia somam-se novos conceitos à nossa vida e a rapidez com que isso ocorre facilita muito no processo ensino-aprendizagem, isso para aqueles professores que estão conectados. A exemplo do que acontece aqui na escola, o acesso do professor e aluno ao nosso site mostra claramente que os conteúdos podem ser ensinados e aprendidos de forma mais criativa, dinâmica e relevante.

Portal Guia dos Bairros - Hoje vivemos a era da comunicação digital, o mundo dos computadores e da internet. A sua escola incentiva e apóia o uso consciente dessas novas tecnologias?
Antonia Duarte - Sim. Entendemos que, os dispositivos tecnológicos estão a serviço da sociedade em geral e a escola possui um papel importante na conscientização do educando sobre o uso correto desses instrumentos na vida diária dos alunos e de suas famílias. Projetos são desenvolvidos para que essa orientação seja efetivada com o intuito de trazer consciência e responsabilidade nas ações dos usuários dessas tecnologias digitais.

Portal Guia dos Bairros - Você sabe que essas ferramentas, como celulares, sites de relacionamentos: Facebook, Orkut, Twitter “quando bem orientadas funcionam como meio de socialização e podem se tornar formas saudáveis de comunicação, amizade e aprendizagem”. De que forma você avalia esta situação?
Antonia Duarte - De forma positiva. Atualmente, a escola está presente neste universo das mídias digitais com perfis atualizados regularmente. O conteúdo publicado possibilita uma disseminação da informação de modo rápido, acessível, prático e dinâmico, acrescentando participação e interação no relacionamento da escola com seus públicos.


Portal Guia dos Bairros - Quais os projetos, temas relevantes que a escola desenvolve para o crescimento educacional e profissional dos seus alunos?
Antonia Duarte - Acreditamos que através da realização de atividades e projetos tanto alunos como funcionários se sentem mais envolvidos de forma participativa, no processo ensino aprendizagem. A nossa escola incentiva a aproximação entre os alunos e o conhecimento por meio da prática que estes projetos trazem. Algumas das atividades são: Jovem em Destaque (evento que premia os alunos que alcançaram as melhores notas de 5ª ao Médio em cada bimestre), Soletrando, Sarau de Poesia, Festivais Esportivos, Olimpíadas do Conhecimento para alunos de 7ª ao Ensino Médio, Noite do Hambúrguer para alunos de 5ª e 6ª séries, Show de Talentos, Aulões de Matemática, Jantar da Amizade para alunos do Ensino Médio, Jantar Temático para alunos de 7ª e 8ª séries, palestras variadas, passeios e visitas a teatros e museus, Noite do Pijama para as turmas da Creche ao 4º ano e o Projeto Anual que em 2012 leva o nome de “ATHENAS BRASILEIRA: 400 anos de Descobertas” em homenagem aos 400 anos de São Luís.

Portal Guia dos Bairros - Para finalizar, quais as realizações e conquistas da empresa?
Antonia Duarte - Somos uma empresa que está se desenvolvendo com a comunidade e junto a ela conseguimos ganhar o respeito, a consolidação do nome e da qualidade de ensino, através das aprovações dos alunos em universidades do Estado e escolas reconhecidas. Nossa principal conquista é a de ser referência como uma instituição de ensino de qualidade na comunidade.

 

e-mail: guiadosbairrossl@hotmail.com
Copyright 2012-2014 - Todos os direitos reservados para
GUIADOSBAIRROSSAOLUIS.com

Desenvolvido por Detalhar