Região Metropolitana de São Luís do Maranhão

Portal Comercial e Notícias

pagetitle noticias noticias

Dom, 01 de Julho de 2012
Casal Empreendedor, Majô e João Sampaio, do desemprego a empresários de sucesso.

capauniverso

 

A difícil arte de empreender:
Maria José Magalhães Sampaio a Dona Majô como é conhecida, fala como ela e o marido João Sampaio, conseguiram transformar as suas vidas e de sua família. De uma situação de desemprego em empreendedores bem sucedidos.

 

 

ENTREVISTA: Majô Sampaio
Supermercado Universo

O Brasileiro é mesmo um ser surpreendente e com vocação para vencer obstáculos, dotado de uma inteligência privilegiada e fora do comum. Quanto mais a situação é difícil mais as pessoas se superam, usam de sua criatividade e buscam alternativas e soluções para todos os tipos de problemas. O bom exemplo disso é o casal Majô e João Sampaio, donos do Supermercado Universo, que diante de uma situação totalmente desfavorável; desempregados e com dois filhos pequenos para criarem, conseguiram transformar suas vidas e de sua família.
Durante estes 19 anos de fundação o Supermercado Universo já conquistou quatro Carrinhos de Ouro, premiação realizada pela AMASP anualmente, que contempla os melhores desempenhos do segmento em suas respectivas categorias. Nessa entrevista concedida ao Portal Guia dos Bairros São Luís.com, Dona Majô fala a respeito de como eles conseguiram virar o jogo, a história empreendedora de sucesso do casal, o crescimento da empresa, o segredo para se manter em um segmento tão competitivo, a dedicação, amor pelo que faz, realizações, conquistas e o diferencial da empresa.

 

Portal Guia dos Bairros - Quando e como começou a história empreendedora do casal?

 

Majô Sampaio - Há alguns anos, por volta de 1993. Nem eu mesma imaginava que seria um dia uma empresária, foi tudo por acaso e necessidade a idéia surgiu em conseqüência do meu marido João Sampaio ter ficado desempregado, onde era bancário, na mesma época o irmão dele era proprietário de um pequeno comércio, o Mini Box Padre Cícero ,que tinha apenas 50m2, onde funciona hoje a matriz da empresa, e estava passando por dificuldades financeiras, os dois conversaram e acertou-se que o ponto seria arrendado ao João,em pouco tempo o negócio se transformou, foi um sucesso no bairro, aí compramos o prédio e passamos a ser realmente donos do nosso próprio negócio. Foi então que comecei a atuar na empresa, era tudo muito simples, piso de cimento, prateleiras de madeira, eu organizava as poucas mercadorias que tínhamos com bastante espaço entre elas, de forma que parecesse que a loja sempre estava cheia de produtos. Sempre fui muito detalhista, e apesar da simplicidade tudo sempre foi muito bem feito, arrumado e limpo.
Na época, éramos um dos únicos comércios do bairro, e foram entregues algumas casas novas no Conjunto Residencial Jardim América, foi aí que fizemos nossa clientela. Sem muito capital pra investir,sempre que os clientes chegavam e perguntavam se tínhamos algum produto que eles não encontravam, dizíamos: ”temos sim, amanhã deve estar chegando”, e corria atrás para comprar.Quando os clientes chegavam pra buscar o produto, com orgulho dizíamos:”Aqui é o cliente que manda”.
Hoje temos uma loja com mais de 1000m2, onde funciona a nossa matriz, no bairro do jardim América e uma filial no bairro do Cohatrac, sendo uma empresa conhecida entre seus clientes por atendermos bem e pelos fornecedores por sempre honrarmos com nossos compromissos. Com muito trabalho e dedicação crescemos e hoje já empregamos quase 50 famílias e tenho orgulho de poder dizer que faço tudo o que faço com amor, é isso que é a base de tudo, fazer tudo com amor.

 

Portal Guia dos Bairros - O segredo para alcançar o sucesso e se consolidar no mercado?

 

Majô Sampaio - É como disse, em primeiro lugar fazer tudo com amor, o amor trás dedicação, essas duas coisas andam juntas, e trazem com elas outra: o sucesso.Em segundo lugar eu diria que é acreditar. Sempre faço tudo com muito otimismo, visualizo tudo que pode acontecer antes que aconteça, todos os negócios que fazemos,faço acreditando que darão certo, isso é essencial. No começo, sempre que olhava o catálogo dos vendedores e via aqueles lindos produtos diferentes, novos, coloridos, ficava louca de vontade de comprar, mas minha limitação de capital não permitia; entretanto, meu pensamento era o mesmo: um dia vou comprar porque sei que vai dar certo. E assim foi.Graças a Deus,sempre deu certo.

 

Portal Guia dos Bairros - Fale sobre a funcionalidade do Supermercado Universo, as opções que o cliente encontra na loja, produtos, formas de pagamentos e o atendimento ?

 

Majô Sampaio - Hoje temos uma loja com um mix completíssimo, açougue, horti-frutti, padaria, restaurante, além da mercearia comum em comércio, temos entrega em domicílio, aceitamos grande maioria dos cartões e convênios, parcelamos nossas compras em 2x sem juros,e é claro, um atendimento de primeira linha. É muito difícil um cliente chegar na loja querendo determinado produto e dizermos: “não tem”, se acontecer,dizemos “temos sim, amanhã deve estar chegando”. O diferencial do atendimento personalizado também é fundamental, até porque hoje, só o preço não basta, você tem que entregar o produto em domicílio para seu cliente, da maneira mais rápida e confortável possível, por isso sempre massifico na cabeça dos meus colaboradores, “o cliente é a estrela do nosso negócio”.
Gosto sempre de dizer que o cliente é como uma bola de futebol numa final de campeonato, todos correm atrás dela, todo mundo quer ficar com ela, mas só quem a trata melhor consegue.

 

Portal Guia dos Bairros - Qual o diferencial da sua empresa ?

 

Majô Sampaio - Somos um mercado de bairro, isso já diz tudo. Tem muita gente aqui na nossa loja que acompanha nossa história desde o inicio, essa história muita das vezes se confunde com a história do bairro. Os moradores novos dizem: vou ao Universo, e isso me orgulha muito, mas me orgulha mais ainda quando os mais antigos ainda dizem:”vou lá na Dona Majô, ou no seu João, comprar um leite rapidinho”. Nesses comentários a gente pode notar algumas coisas, mas a principal é o nosso relacionamento com o cliente, conhecemos grande parte pelo nome, sabemos quais produtos eles gostam e quais podem vir a gostar.
Gosto sempre de estar no salão da loja, as vezes estou no pacote de mercadorias, na recepção, ou mesmo andando, pra ter oportunidade de ver tudo funcionando e também de poder conversar com meu cliente, o novo e o antigo, perguntando se estar tudo certo, se tem algo a reclamar, o próprio João, mesmo hoje sendo o Presidente da Associação Maranhense de Supermercados, ainda faz questão de estar presente na entrega de algumas mercadorias sempre que possível, pra manter o contato com o cliente, e passamos isso pros nossos filhos também, filhos que o bairro viu crescer e que também fazem parte dessa história. Acho que isso é um diferencial e tanto, coisa que grandes empresas jamais serão capazes de oferecer.

 

Portal Guia dos Bairros - Como fazer para se manter em um segmento tão competitivo, principalmente com a chegada em nossa cidade das grandes redes de supermercados ?

 

Majô Sampaio - Não tenho medo nem raiva da competição, na verdade nossos concorrentes são a força motora do nosso negócio. O mundo natural é um mecanismo fantástico, na evolução selecionou os bons e tratou de eliminar os incapazes. Da mesma maneira acontece nos negócios, se chega a competição, ela nos obriga a melhorar, mostra pra gente nossos pontos fracos, e nos dá a opção de crescer, de oferecer um serviço mais completo, melhorar nossos processos para podermos oferecer preços melhores, atendimento melhor, novos serviços. Não tenho medo de trabalhar, e de correr atrás do que for preciso. Continuar trabalhando sempre com mais dedicação, e o amor que sempre tive pelos negócios é suficiente, a concorrência sempre nos mantém atentos a tudo.

 

Portal Guia dos Bairros - Realizações e Conquistas ?

 

Majô Sampaio - Acreditar no potencial das pessoas que moram no bairro, oferecer um serviço de primeira linha quando muitas empresas, por preconceito, acham que é um tipo de investimento desnecessário. Hoje temos um restaurante top de linha na nossa loja, que não fica devendo a nenhum restaurante da cidade, nossa loja, apesar das limitações oferece um Mix de produtos que é bem mais sortido do que o de muitas grandes lojas, então acho que nossa grande conquista é essa, não é nosso prédio, ou nossas mercadorias, nada material, a grande conquista mesmo são as pessoas, são nossos clientes e colaboradores, o sentimento que o Supermercado Universo construiu ao longo dos anos. Porque a propriedade física pode ser desfeita, mas esse estado de espírito que conquistamos, isso nunca poderá ser destruído.


 

e-mail: guiadosbairrossl@hotmail.com
Copyright 2012-2014 - Todos os direitos reservados para
GUIADOSBAIRROSSAOLUIS.com

Desenvolvido por Detalhar